Seja Bem-Vindo!
Sobre nós
Psiquiatria
Medicação
Tratamentos
Contato
Localização

MEDICAÇÃO: O que é importante saber

Tire aqui suas dúvidas sobre medicação psiquiátrica.

Caso necessite de mais informações, visite nossa página FALE CONOSCO, mande sua pergunta, ficaremos satisfeitos em poder ajudar.

 

 

O que são medicamentos psiquiátricos (psicotrópicos)?

 

Medicamentos são produtos farmacêuticos tecnicamente obtidos ou elaborados com a finalidade de curar, prevenir doenças, diagnosticar ou aliviar os sintomas.

Resumidamente, sabe-se hoje que as doenças psiquiátricas podem estar relacionadas com a falta de algumas substâncias (neurotransmissores) que fazem a comunicação entre as células do cérebro (neurônios). Os psicotrópicos fazem justamente reequilibrar a concentração desses neurotransmissores.

 

 

Por que preciso tomar medicação?

 

Se os sintomas de um transtorno psiquiátrico não forem tratados, eles podem se agravar.

Por serem causadas por um desequilíbrio químico, as doenças psiquiátricas podem melhorar com o uso de medicamentos apropriados durante um determinado período de tempo.

Geralmente, você começa a sentir os benefícios do uso de medicação já em um estágio inicial, normalmente nas primeiras semanas de tratamento.

Tomar corretamente a medicação ajuda você a obter o máximo de benefícios do seu plano de tratamento e o retorno á sua vida normal.

Tomar medicamentos para tratar o emocional é tão natural quantos medicamentos para tratar outras doenças como dor de cabeça e infecções.

 

 

Por quanto tempo devo tomar meu medicamento?

 

A duração do tratamento depende da pessoa e do problema de saúde que está sendo tratado. A duração do tratamento pode ser de apenas 5 dias e em casos mais sérios você poderá tomar o medicamento pelo resto de sua vida.

 

 

Medicação causa dependência?

 

Antidepressivos, neurolépticos e estabilizadores do humor NÃO criam dependência. Estes são as medicações principais em um tratamento adequado.

Calmantes (benzodiazepínicos) podem criar dependência. Mas é necessário tomar doses muito altas por um período prolongado de tempo. São usados numa fase mais inicial do tratamento até a medicação principal começar a agir.

Lembre-se: Siga as orientações médicas, faça uso das medicações de maneira inteligente.

 

 

E se criar dependência?

 

É necessário fazer um programa de diminuição gradual da dose. Por maior que seja a dependência química, querendo parar, em poucas semanas isso é possível.

 

 

O que é tolerância?

 

Significa precisar de doses cada vez mais altas para se ter o mesmo efeito terapêutico.

Os antidepressivos podem provocar tolerância, mas é raro. Isso ocorre mais em pessoas que melhoram, param de tomar o remédio antes da hora, têm recaída, tomam de novo, param de novo e assim por diante.

 

 

A medicação pode deixar de me fazer efeito?

 

Isso pode acontecer com qualquer remédio em qualquer especialidade da medicina, porém é raro isso acontecer. Felizmente a variedade de medicamentos hoje em dia é grande e sempre temos outras opções de tratamentos.

 

 

O que são efeitos colaterais?

 

Os efeitos colaterais variam de acordo com a medicação, na maioria dos casos são leves e desaparecem logo após o início do tratamento (p. ex.: náusea, boca seca, insônia)

Em um primeiro momento após ter iniciado o tratamento com medicação, pode-se não sentir mudança alguma e até mesmo sentir certo desconforto (veja na bula do medicamento alguns dos efeitos mais comuns que podem ocorrer em no tratamento).

Não se preocupem, alguns desses efeitos são sinais de que a medicação está começando a fazer efeito.

É importante que você mantenha o seu médico informado sobre efeitos que o medicamento possa lhe causar, às vezes um esclarecimento é que você precisa continuar em frente.

Na maioria dos casos os efeitos adversos diminuem logo após o início.

Lembre-se que você não está sozinho - milhões de pessoas estão na mesma situação e se beneficiam com o uso de medicação.

Os benefícios de se livrar de um transtorno psiquiátrico compensam de longe o desconforto que possa vir de um efeito colateral da medicação.

 

 

Posso parar de tomar o medicamento se eu me sentir melhor?

 

Após poucas semanas, a maioria das pessoas que iniciaram o tratamento medicamentoso começarão a se sentirem mais calmas, alegres e com mais em energias.

Pode então, ser tentadora a vontade de parar de tomar a medicação nesta fase, mas lembre-se é muito importante continuar com o seu tratamento para que seus sintomas não retornem.

NÃO INTERROMPA o tratamento. Estima-se que após 3 meses, 4 de cada 5 pessoas que estão em uso de medicamentos estão livres dos sintomas que eles decidiram superar.

Para assegurar que o tratamento seja o mais efetivo possível, deve-se tomar a medicação durante todo o período combinado entre o médico e o paciente.

 

 

Qual o risco de interromper a medicação antes do tempo prescrito pelo médico?

 

Quando o tratamento é interrompido antes do combinado, os riscos dos sintomas retornarem é cerca de 4 vezes maior do que se estivesse continuado com a medicação.

 

 

Alcance sua qualidade de vida!

 

Retornar à normalidade é algo alcançável!

 

Durante a fase final do tratamento você pode se sentir como se estivesse em um novo patamar encontra prazer em atividades nas quais não conseguia tê-lo antes, é otimista em relação à vida e as suas preocupações e medos não o paralisam mais.

 

 

Para usufruir de todo o benefício do tratamento você deve:

 

·         Tomar a sua medicação como prescrita pelo seu médico

·         Seguir a duração do tratamento conforme estabelecido na consulta

·         Não utilize medicamentos indicados para outra pessoa

·         Comparecer as consultas periodicamente conforme orientação médica

 

Lembre-se: Somente seu médico poderá reavaliá-lo e conduzir seu tratamento. Quanto mais seu médico ouvi-lo, mais eficiente será o atendimento e mais eficaz seu tratamento.

 

 

 

 

Você em Equilíbrio!  Aproveite a vida!

 

Saiba: Sobre Nós

 

Saiba: Psiquiatria e Qualidade de Vida

 

Saiba: Doenças e Tratamentos

 

Fale Conosco

 

Localização

 

 

Site Map